Minha foto
Nome:
Local: SP, SP, Brazil

Segredar... é gestar possibilidades!

26.10.13

Samurais e a piramide de Maslow

.

Vários Samurais se iluminaram no caminho do Zen Budismo e viraram  grandes mestres. De certo modo trilharam exatamente a pirâmide de necessidades de Maslow, o que é bem natural...
.


.
Iniciaram suas vidas através das necessidades básicas fisiológicas de alimentos, roupas, repouso e moradia, na família que nasceram.
 
Através da moralidade e técnica do Budô (o caminho das artes marciais japonesas) conquistaram a segurança e um emprego com o Daimon, seu protetor.


Tendo emprego e uma propriedade constituíram um relacionamento estável, se casaram e fizeram família.


Passaram a ter a estima e o respeito de seus pares, progredindo socialmente.


Já na maturidade se dedicaram à filosofia,  criatividade, às artes, à meditação profunda e à percepção da realidade transcendental.


Muitos viraram monges, mestres e iluminados.


O templo zen budista mais reconhecido e famoso, Kinkaku-ji, que fica no japão em kyoto, o "Pavilhão Dourado" era: um palácio para receber o Imperador no térreo, uma residência do Samurai no primeiro pavimento e um Templo Zen no segundo andar. 
As necessidades da terra, as necessidades do homem  e as necessidade do céu... Exatamente como a pirâmide de Maslow.
.
.

Yoshimitsu Ashikaga, um Samurai que ascendeu ao Xogunato, abdicou a favor de seu filho e partiu para um caminho monástico de auto-realização no Zen; ele idealizou, construiu e viveu sua velhice em Kinkaku-ji.




Igual Sidharta Gautama, resolveu suas necessidades básicas, psicológicas e posteriormente atingiu a auto-realização.

.


Tem gente que advoga o caminho inverso da pirâmide, mas a base energética de baixo é que alavanca a auto superação de cima...  


Não fale de filosofia a quem está faminto, ele pouco aproveitará... Se vai investir neste ser, o alimente, fortaleça, ensine... Depois o leve para meditar.
.
.
.
.
(Kinkaku-ji, réplica brasileira... atrás de mim as paredes douradas no andar superior)
.
.


contador