Marx estava errado (ou Porque nunca votei no PT)
.
Os filósofos da época de Marx criticaram “O Capital” quando falou que o Capitalismo gera uma estrutura ideológica, política e judiciária para se sustentar. Na percepção deles, isso não foi regra, vale apenas para o mundo contemporâneo onde o mundo material domina, pois na Idade Média e na Grécia e Roma antigas dominava a religião e a política respectivamente.
Marx combateu alegando que nem na Idade Média ou no Mundo Clássico não se vivia do catolicismo ou da politica, mas que no Capitalismo o modo de ganhar a vida gera o foco principal.
O Feudalismo se baseia em Deus como foco e como fiador do sistema; Igreja e Feudalismo se alimentam, não se destruiria um sem abalar o outro.
Heeeeyyyyy.........
Curiosamente, o regime que pretendia tomar lugar do Capitalismo, o Socialismo e, posteriormente o Comunismo, tomou papel de fanatismo religioso nos países do Leste Europeu, em Cuba e na China. O papel da ideologia marxista-leninista ou maoísta se assemelhou ao catolicismo da Era Feudal.
E também de forma semelhante, não se destrói o marxismo sem abalar os partidos de esquerda e vice-versa. E usando a estrutura política e judiciária pra se sustentar, justo a crítica de Marx ao Capitalismo, é constante a perseguição socialista aos dissidentes, seja através de prisões, processos, censura de meios de comunicação, ostracismo, campos de concentração com trabalho escravo, tortura, morte, etc... Fatos amplamente documentados em Cuba, Alemanha, Russia, China.
E por ironia, essa manobra se justifica como necessidade estrutural de manter coesa a unidade ideológica, que mantém a base econômica socialista!
Marx errou! O Capitalismo ao contrário, independe das ideias, ideologias, concepções religiosas, atitudes.... As pessoas, os consumidores e produtores com infinitas tendencias politicas, ideológicas e religiosas, é que mantém o sistema funcionando.
Justamente pela pluralidade de desejos, crenças e necessidades é que o Capitalismo prospera, sob um minimo de regras de convivência.
E isso é que garante a liberdade individual, a liberdade de expressão, a existencia das minorias sendo respeitadas, produzindo e consumindo, a ausência de censura e uma sociedade plural e aberta, se aprumando sob as críticas de uma imprensa vigilante.
E a primeira atitude política quando tomou posse Lula, foi ele tentar impor uma censura de imprensa no Brasil, se ancorando na desculpa que um jornalista americano do New York Times o ter chamado de "cachaceiro". Coincidência? E Hugo Chavez, "o companheiro" do Lula censura a imprensa escrita, radiodifusada e televisiva, etc... Marx num explica. Freud talvez...rss
E a primeira atitude política quando tomou posse Lula, foi ele tentar impor uma censura de imprensa no Brasil, se ancorando na desculpa que um jornalista americano do New York Times o ter chamado de "cachaceiro". Coincidência? E Hugo Chavez, "o companheiro" do Lula censura a imprensa escrita, radiodifusada e televisiva, etc... Marx num explica. Freud talvez...rss
Os críticos de Marx estava corretos, mas de forma invertida.
É o Feudalismo e o Socialismo que necessitam da ideologia pra funcionar, dando a base da estrutura econômica.
Não o Capitalismo.
Não o Capitalismo.
Esse opera através do interesse pessoal e material, garantindo que o maior bem do ser humano fique em suas próprias mãos:
a Liberdade.
1 Comments:
Em todos os tempos os “filósofos” (como o filosofo Lula com suas filosofignorâncias Lulísticas) restringiram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras... E assim as interpretações nunca tomaram forma, nem modificaram o tempo que pensara governar pra melhor. Da Idade Média a Contemporânea nota-se que a censura continua, as pessoas que mudaram para melhor suportar-la. Mas ainda sim somos tão bitolados a seguir posturas políticas, moda, o outro... Que não demos valor ao nosso bem maior. Marx se compara, o COMPANHEIRO Freud poderia explicar!!!
Gostei muito, Parabéns!!!
Postar um comentário
<< Home