Minha foto
Nome:
Local: SP, SP, Brazil

Segredar... é gestar possibilidades!

27.6.09

Ignorância, parte 1

.
26 Jun...
Hoje é o
Dia Internacional de Combate às Drogas.
Mas, pena, não é o Dia Internacional de Combate à Ignorância...

Confesso que fui por muitos anos ignorante... de ignorar, mesmo.

Essa questão de drogas... sempre passei superficialmente sobre ela. Nem contra, nem a favor, apenas lamentava pessoas ficarem reféns de vícios, seja a bebida, cigarro, futebol, novelas, drogas...

Uns 20 anos atrás, entretanto, minha espiritualidade se aprofundou muito nas raízes da fé, na Mitologia dos Tempos, cheguei enfim no Xamanismo, a origem das religiões. Dentro do Xamanismo descobri profundidades misteriosas e desconhecidas que fluem da Origem das Eras. E o acesso a elas se dá por EAC, Estados Alterados de Consciência.



O EAC é conseguido de diversos modos, através de rituais de purificação, de jejuns, de privação de sono, do frio, da dor, do isolamento no deserto, da meditação, de mantras repetitivos, posturas yogues, danças sagradas, batidas de tambor, orações e de drogas psicoativas.

As plantas psicoativas utilizadas em rituais espirituais chamam-se Entógenos (Peyote, Ayauhasca, Cannabis, Coca, Amanita...). É algo utilizado em datas específicas, com propósitos especiais, dentro de um ritual que necessita preparação física e ritualística, visando percepções para um bem comum.
.



Há uma diferença gritante com as drogas industrializadas que se usam banalmente para fins recreativos (cocaína, crack, extasy, anfetaminas, prozac...). Algo distinto como entre o cálice de vinho, que se transmigra no sangue Crístico numa missa, e a pinga que rola solta na roda do bar, num forró.


Então despertei pra o significado oculto dos entógenos: a busca espiritual: algo que é um legítimo direito individual humano.

- “Ah, mas você defende que se utilize algo pra mudar a consciência, a mente?”
Respondo: café altera a consciência, bem como chocolate, açúcar, sal, música, internet, arte, estudo, bebida, remédios, pressão, temperatura, crenças... Tudo altera a mente!

Enfim, ignorante ainda de muitas coisas, mas já consciente da diferença do entógeno pras drogas artificiais fui assistir, esses dias, uma palestra. Nela foi falado rapidamente que as enormes cordas Xintoístas, que abraçam rochas no mar, como na “Meoto iwa”, a "rocha casal",



e as cordas que pendem de alguns portais Tori, do Xinto,
e as cordas sagradas que sustentam os pesados sinos dos templos Budistas,
são todas feitas de Cannabis Sativa.


Olha só! Cordas da maconha? Fui pesquisar...
e fiquei admirado com as coisas que descobri!

Cannabis Sativa... o mesmo que Cânhamo. Puxa...


...

Existem plantas domésticas que estão pra existência da Humanidade assim como uns poucos animais... temos o cão, o gato, o boi, o cavalo, a galinha e a ovelha... e temos o trigo, o arroz, o cânhamo, o algodão, o bambu e o milho...

Da mesma forma que nestes últimos 50 anos esta planta companheira foi proibida, um animal doméstico já foi proibido à tempos atrás. O gato foi perseguido e quase exterminado da Europa na Idade Média, como o “Familiar” das feiticeiras, foi declarado culpado das mazelas que atingiam a humanidade.
A maconha é declarada culpada da violência e do tráfico, no pensamento medieval de hoje, a Idade das Trevas Industrial.
E sabemos o resultado: sem gatos, os ratos proliferaram, e a Idade das Trevas quase pereceu com a Peste Negra.
E em tempos de sustentabilidade, será que podemos deixar a Cannabis proscrita?
.
Que importância histórica tem a Cannabis!
Não imaginava!

Foi o primeiro dos tecidos e papéis: China, Índia, Europa...
Eram de Cannabis/Cânhamo os kimonos das Gueixas...
Guttemberg imprimiu suas Bíblias em papel de Cânhamo!
Foram as velas de Cannabis que trouxeram os exploradores na América e no Brasil...


A Constituição Norte-Americana foi escrita neste papel, bem como a Declaração de Direitos... Thomas Jefferson contrabandeou sementes de Cannabis da Inglaterra pros fazendeiros norte-americanos.
George Washington foi o grande fazendeiro de Cannabis.
Henry Ford criou um automóvel tendo como matérias primas principais o cânhamo, inclusive funcionava com combustível na base de óleo do cânhamo também!
E mesmo com a maconha proibida por questões econômicas, “Hemp for Victory”... “Maconha pra Vitória”, foi a campanha da Segunda Guerra Mundial, onde o Governo dos EUA incentivou os fazendeiros a plantar a Cannabis Sativa para tirar a economia do buraco, financiar a guerra, fabricar os uniformes das forças armadas, as cordas dos navios...


E no campo religioso?
Judeus, Gregos, Romanos, Europa, África, China, Índia, Pérsia, Assíria, Sibéria... uma planta em comum.
Em muitas passagens do Antigo Testamento Judáico o Cânhamo é personagem principal, como Cântico de Salomão 5:1, Samuel 14:25-45, Exodus 30: 22-23...

Jesus, o Filho Ungido, Messias significa O Ungido, recebeu o Sacramento de unção, ou “Kineboisis” (Cannabis) palavra semita para o óleo sagrado, o óleo de Cannabis.
.

Muçulmanos viam no “bangüê” o espírito do profeta Khizr (Elias) que os levava a contactar Alá. E o Haxixe é o Senhor dos Sufis.
.
Buddha passou seis anos meditando na floresta onde se alimentava com apenas uma semente de Cannabis por dia!
.
Budistas tântricos do Himalaia fumam a maconha pra aprofundar a experiência meditativa em alguns rituais.

O Taoísmo consta com centenas de medicamentos na base da Cannabis, e o Imperador Amarelo Chinês foi quem, à 5.000 anos atrás, deu um exemplo de sensibilidade ecológica ao criar uma Lei na qual as roupas deveriam ser feitas de Cânhamo para poupar a morte de animais.
.


No Hinduismo é considerada a planta do Deus Shiva, “o Senhor do Bangue”, Deus da Iluminação. Conta a Mitologia que Shiva chamava a Cannabis de “Vitória”, sem a qual não ia aos combates, sendo seu alimento preferido.
.


Os sagrados ascetas Sadhus ainda a utilizam diariamente como forma de comungar com Vishnu e Shiva, escapando de Sansara, a Roda de Reencarnações, e para extinguir seus pecados.

A Cannabis Sativa foi chamada Atharvaveda (Ciência dos Karmas) por Vishnu.


Tantricos, Egípcios, Rastafaris, Inuits, Siberianos... o que têm em comum nos seus rituais?
...

2 Comments:

Blogger Unknown said...

bem interessante...

quando continua?

segunda-feira, 29 junho, 2009  
Blogger Betto Enso said...

Hehehehehehe...
Agora mesmo!
É o post abaixo! Postei no mesmo dia, em 2 partes pra facilitar.
:D

segunda-feira, 29 junho, 2009  

Postar um comentário

<< Home


contador