Minha foto
Nome:
Local: SP, SP, Brazil

Segredar... é gestar possibilidades!

3.6.09

Sobre Sustentabilidade e minhocas...

.




Estava havendo uma aula prática sobre técnicas de Bio-Arquitetura.

Naquele momento Xico Lima explicava sobre técnicas construtivas com terra... que a terra é o material mais abundante, com superior conforto térmico, ótimo isolante acústico, praticamente gratuito, reciclável e que permite uma plasticidade invejável.

Em três montes de terra, de locais diferentes, fazíamos testes empíricos sobre cada tipo, no aspecto de cor, quantidade de areia, de argila, odor, se possuíam material orgânico (o que é desaconselhável), etc...

No grande plástico que havia, a terra foi misturada com água e um GT (grupo de trabalho) no qual me inclui, se propôs a fazer o barreado. Juntos pisoteávamos descalços a terra, unindo-a com um pouco de areia e fibras de côco, o que dava a capacidade de tração ao barreado.

Como o concreto que tem a armação de ferro, brita, água e cimento, o barreado possui a fibra, areia,água e argila respectivamente.


Com a terra estávamos pra fazer uma parede de pau-a-pique cuja armação é de bambu, e alguns tijolos de adobe.

Tínhamos começado a pisotear num ritmo dançado (não dá pra não dançar! rss..), com uma equipe de apoio munida de esguicho e palpites, outro GT fazia tinta ecológica, e outro terminava a estrutura de bambu pra parede....

(Abro um parênteses aqui, pois admiro o espírito Vegano de muitos dos colegas, vegetarianos convictos, protetores de vida animal, vegetal... Anti-especístas e ecologicamente engajados.)

Bem... começamos o barreados.

O Xico se juntou ao grupo e nos incentivava:
- “Barreado é bom pros glúteos, é bom pra panturrilha, é bom pra barriga, pro ritmo de dança, pro humor, pro bolso... é bom pra tudo!”

Uns minutos se passaram e uma colega, que observava, deu um grito!
Todos pararam!
E ela:
"- Parem, parem... deixa eu salvar uma minhoca!"
E pegou um torrão de terra com o assustado bichinho! (Hmmm... acho que estava assustado, não vi expressão alguma, mas no lugar dele, sob uma dúzia de pés agitados, eu estaria! rss... )

Voltamos ao trabalho e ao ritmo, comentei com o Xico:
- O barreado só não é bom pras minhocas.
E ele:
"- E nem pra Votorantim!!!!"


:D
--

3 Comments:

Blogger Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira said...

Muito bom!!!!

Betto, tem um prêmio para vc lá no meu blog, um selo...

Vc merece!

http://astrologiaecatolicismo.blogspot.com/2009/06/um-selo-especial-do-meu-amigo-antonio.html

beijo.

quarta-feira, 03 junho, 2009  
Anonymous Gui Castagna said...

Viva a sabedoria da Terra, e viva esse figura do Xico, e todos os irmãos co-criadores de uma nova realidade...

SALUT!

quinta-feira, 04 junho, 2009  
Anonymous Sandra Cunha said...

Oi, Betto da mesma "terra" que eu!
Adorei seu texto, adorei a aula do Xico, quero mais!! E a minhoca me fez lembrar da cena de um filme, "Sete anos no Tibet", com o fabuloso Brad Pitty. Ele era um engenheiro e enquanto construía um teatro para o Dalai Lama, um dos trabalhadores de Heinrich Harrer matou acidentalmente uma minhoca. Todos pararam. "Não fira mais minhocas", disse um dos trabalhadores a Harrer, representado por Brad Pitt. "Numa vida passada, esta pobre minhoca poderia ter sido a sua mãe."
Acreditando ou não em reencarnação, não custa nada salvar os bichinhos, né? No filme eles peneiraram toooda a terra. Assim elas podem dançar no jardim enquanto o pessoal faz o barreado e a qualidade da terra tb fica bem melhor! Com menos minhocas na cabeça e mais na terra!!
Bjus
Sandra Cunha
=)

quinta-feira, 04 junho, 2009  

Postar um comentário

<< Home


contador