Minha foto
Nome:
Local: SP, SP, Brazil

Segredar... é gestar possibilidades!

18.5.09

Maratona no Litoral



Hoje, Domingo, corri os “10 Kms a Tribuna”.

Em Santos, o começo da manhã estava bem nublado, mas as horas da prova foram chegando e o sol apareceu intenso, implacável!

Cheguei no local da prova, passei por baias feitas de grades metálicas, conferiram meu chip de contagem, meu numero de participação na camisa e entrei.

A sensação, no meio do povo rindo, gritando, cantando, após passar por um “curral”, era de aguardar o estouro de uma boiada... imaginei um touro sossegado, sozinho num pasto, que de repente é colocado numa barulhenta arena de tourada ou solto pra correr entre multidões nas ruas da Espanha. Chega a ser assustador. Mas logo abstraí esse sentimento de solidão, no meio da multidão, e voltei a curtir as 15.000 pessoas empolgadas querendo atingir o final de uma prova.

Não consegui me preparar como planejado, mas mantive o objetivo de vir e de fazer um bom tempo.

Balões coloridos soltos no ar marcaram, ao longe, a saída da prova. A gritaria foi geral.

Preparei no meu Ipod uma seleção de musicas pro evento... ao passar na linha de largada, me acompanhou o tema de Star Wars.... no primeiro Km passamos por um comprido túnel às escuras. Em certos pontos haviam holofotes coloridos que dançavam nas paredes... isso com o tema de Guerra nas Estrelas me fazia sentir o próprio Luke Skywalker, nos labirintos da Estrela da Morte, pilotando a espaçonave! "Luke, que a Força esteja com você!"

Resolvi acompanhar um senhor careca, oriental... bem, já que não treinei, um senhor posso acompanhar, né? Após um tempo, ele ficou bem na minha frente, e percebi que a batata da perna desse oriental era duas vezes a minha! Ele era corredor profissional!!!!! Deixei-o se afastar aos poucos.

Calculei 6 minutos por Km, olhei no pulso, já ia pra 13 min. e não havia passado nenhuma marcação de kilometragem... Nem cheguei no primeiro? Desanimei um pouco, mas logo vi a placa de 2 kms, eu estava na programação prevista!

Haviam batalhões uniformizados de academias e escolas... difícil passá-los, e cada refrão que cantavam, debaixo daquele sol, eu ria:... “Preferia estar agora... na sombra de um barzinho... tomando uma Coca-Cola... ou bebendo um chopinho!” Daí vinha outra: “Vamos lá devagarinho... é corrida pra neném... nesse passo bem mansinho... ‘vamu’ até Itanhaém!”

E eu ia á frente deles, acompanhando o ritmo apertado, escutando uma seleção de flauta Shakuhachi no Ipod. As pessoas nas ruas faziam festa, nos empolgavam, cumprimentavam...

Ao chegar aos 5 Kms, já chegavam sintomas do cansaço... mas pra essa hora havia programado uma musica especial do Bob McFerrin: Don’t worry, be happy.

E mais flauta japonesa seguiu.

Após os postos de hidratação, as personalidades se revelavam: os conscienciosos jogavam seus copos de água vazios junto ao meio fio, os desrespeitosos os deixavam no meio da via, alheios aos que viriam a poder escorregar neles.

Cheguei na placa “8 Kms” dos 10... já com as forças se esgotando... um piadista me tira risadas quando diz: ‘Olha pessoal, só faltam 8 Kms!!!’
Nessa hora começa no Ipod a música tema do Conan... mais adrenalina disponível. òtima seleção musical fiz!

Chego aos 9 kms, a flauta Zen dá lugar ao tema de Rocky o lutador... as pessoas gritam, Rocky Balboa corre comigo, eu levanto os braços. Eu subo a escadaria do Museu de Arte da Filadélfia junto com Stallone... a emoção cresce, o cansaço dá lugar ao sentimento de felicidade, de missão cumprida, mal percebo a linha de chegada se aproximando... passo a chegada entre a multidão excitada e continuo mais um pouco, esqueço de desligar o cronometro... nem me importo com o tempo.

Um corredor é carregado numa maca, chegou, mas o coração não acompanhou, médicos o socorrem. Lembro dos índios americanos, que após uma corrida param e sentam, "até a alma alcançá-los de novo". Me chateio por ele, em mim, a empatia com a dificuldade do outro... mas minha sensação de prazer continua sem perturbar-se.

A dor vai aparecer de noite, amanhã.... Não dou muita importância. Cheguei inteiro, posso pensar nos 25 Kms agora... veremos, veremos...


Volto ao prédio, os porteiros me cumprimentam, vêem a medalha de participação, o número na camiseta, a pergunta inevitável (e sem sentido, para mim) surge:
- E aí? Qual sua colocação?
- Oras.... cheguei em segundo lugar! Vocês sabem... tem sempre um Kenyano na frente!

:)

5 Comments:

Blogger Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira said...

Betto

Que orgulho de você!!!!!
Olha só!

Morri de rir com seu texto, principalmente a parte do japonês...hahahahahahaha....

Fala sério... É muito bom ultrapassar limites não? Fazer coisas novas (não sei se já havia feito isso antes também...) Estabelecer metas novas, traçar planos, viver cada dia e assim construir e ir escrevendo a história da sua vida...

Que bom que está escrevendo mais! Já devia ter iniciado isso há muito tempo! Mostrar este talento ao mundo, além dos outros que também possui.

O que viveu nesta maratona muito pode te servir para meditar sobre sua vida, suas escolhas... Acredito que na hore que iniciou o Shakuhachi você deixou fluir não?

Olha só você ainda se preocupou com os outros que poderiam se machucar pelo caminho por causa dos copos d´agua... Puro reflexo da sua vida, andou se preocupando muito com os outros durante a vida?

O tema do Rocky no final? Como você conseguiu uma seleção musical tão perfeita? Mediu todo o percurso e já sabia hehehehe... Incrível!

Próxima meta 25 km? Não tenho dúvidas que consiguirá, porém cuidado com os kenyanos, eles são igual os "the fhash"...

Eu fiz isso uma vez em 25/01/2006, aniversário de SP aqui no Parque do Ibirapuera... Não havia Kenyanas, mas mesmo assim... valeu a experiência e a participação... Vou ver se consigo as fotos que estão com uma amiga e a camiseta está aqui ainda... :)

Parabéns!!!!!!!!!

Beijo

Chris :)

quarta-feira, 20 maio, 2009  
Blogger Betto Enso said...

Oi Chris,

Pois é... 25 Kms, meia-maratona e depois 42 Kms, Maratona.

Fiquei com a classificação pelo n.º 600, mas a sacanagem é que eles contam desde a saída as 9:00 hs, quando saem os profissionais, daí saí a Elite, a Elite B, os cadeirantes e depois os amadores. E na multidão eu estava atrás, até passar pela faixa de largada foram uns 10 minutos! Acho que corri 11 kms, 1 até a largada! kkkkkk...
Pelo que li, até o mil (dos 15 mil) é considerado Elite, então tô dentro!
600 de 15.000 é um bom tempo!

quarta-feira, 20 maio, 2009  
Blogger Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira said...

EXCELENTE!!!!!!!

600 de 15.000 é EXCELENTE!!!!

Sabe que eu nem sei que posição fiquei em 2006? kkkkkkkkkk...

:) :o :p

quarta-feira, 20 maio, 2009  
Blogger Rieko Kishi said...

Enso,
Não se preocupe até q vc fique carequenha haverá tempo, e c certeza sua panturrilha também ficará tão grande qto o dito oriental...
PARABÉNS !!! sua colocação é ótima!

Rieko

sexta-feira, 22 maio, 2009  
Blogger Unknown said...

E assim se faz mais um vencedor...

O bom da vida é saber que atrás vem gente...Meio ambíguo...Mas é o que nos impulciona a continuar...Sempre!

Rs...Tenho mesmo é que trabalhar minha forma(penso eu que não conseguiria acompanha-lo).

Abraço forte, do tipo que recebemos na linha de chegada,julgo eu ser forte.

sexta-feira, 28 maio, 2010  

Postar um comentário

<< Home


contador